Kalix, uma pequena cidade no norte da Suécia, planeja substituir sua atual ponte em 2019. Como parte desse processo, a Administração Sueca de Tráfego contratou o escritório Erik Andersson Architects para elaborar uma proposta inicial para uma ponte que não só substituiria a funções da estrutura existente, como também servirá como espaço de encontro e equipamento público.
O projeto apresentado mostra uma solução simples, mas engenhosa, que prevê o tráfego de carros e bicicletas ocupando a pista superior da ponte, enquanto que os pedestres estão separados no percurso abaixo, na porção sul da ponte. Ao segregar o caminho peatonal, a caixa de rolagem dos veículos pode atuar como cobertura para os pedestres, protegendo-os das intempéries.
No entanto, a marca do projeto são os arcos de apoio que se prolongam como contrafortes e descem até o rio. Patamares esculpidos volumes permitem que os pedestres caminhem até a borda d'água, transformando a lateral da ponte em um espaço público que conecta a cidade com o rio.
"A ideia por trás da ponte é transformar um simples cruzamento do rio em uma experiência e criar uma atmosfera acolhedora. Também queríamos permitir que as pessoas se aproximassem da água e apreciassem a vista, ao mesmo tempo que oferecemos proteção contra o clima, que pode ser hostil nessa parte do país", disse Erik Andersson. "O projeto é um híbrido de anfiteatro e ponte. Você pode usá-lo como desejar; sentar-se para apreciar o rio e a vista, passar por baixo de barco ou simplesmente atravessar a pé ou de bicicleta."
Via Erik Andersson Architects.